LIFE & STYLE

Você sabe como se empoderar?

A psicóloga Gabriela Chagas, em Macaé, nos conta os benefícios que o termo empoderamento feminino traz para a vida da mulher moderna

Por: Maria Luisa Castilhos | Fotos Gabriela: Lu Cantiliano | Outras: Divulgação
Captura de Tela 2018-05-21 às 14.56.08
Certamente nos red carpets, em quotes do Instagram, em campanhas publicitárias e até mesmo no carnaval brasileiro você já vivenciou a seguinte frase: “Lugar de mulher é onde ela quiser”. Uma nova revolução feminina vem tomando força e o termo de ordem desse movimento é Empoderamento Feminino.
 
Mesmo interligado com o feminismo, os termos não são sinônimos. Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si. Muitas vezes as pessoas que recebem menos atenção na sociedade não tem consciência de seu próprio poder e as mulheres estão incluídas nesse grupo.

INSPIRA, RESPIRA E NÃO PIRA

Claro que a teoria é linda, assim como a ideia de ser uma mulher independente e livre. Na prática, a trajetória quase nunca é fácil. Quando vivemos em uma sociedade que define quais são os padrões femininos adequados, é natural que surjam questionamentos. Só não é natural achar que isso é só uma fase, que logo passa.

Captura de Tela 2018-05-21 às 14.56.47SEJA SUA MELHOR VERSÃO

Em geral, é nesse momento delicado de questionamentos que as pacientes chegam até o consultório da Psicóloga Gabriela Chagas.
Assim se inicia um processo de autoconhecimento, trazendo luz às questões a partir de suas próprias competências, valores, crenças, necessidades e possibilidades. A psicóloga propicia reflexões pontuais e provocativas para que o equilíbrio possa ocorrer além do piloto automático.
“Eu ajudo as pessoas a encontrarem o sentido da vida” explica. “É importante nos questionarmos constantemente: O que nos move? Para onde vamos? O que queremos? Como conseguimos?”, finaliza Gabriela.

PLENA

Gabriela também trabalha com as pacientes a importância da visão holística entendendo o ser em sua dimensão biopsicossocioespiritual (que não é necessariamente religioso). Um tripé, para que elas se entendam como um sistema que depende delas mesmas, e que precisa ser cuidado como um todo para estar em equilíbrio.
Captura de Tela 2018-05-21 às 14.56.28