MODA

Guia definitivo para vestir-se bem

Por ter percebido que essa é uma pergunta muito recorrente entre minhas clientes, montei esse mini manual que vai te dar um norte na sua próxima produção.
Por: Zu Oliveira
Vestir-se bem é uma questão extremamente pessoal: o que é lindo pra mim pode não ser pra você. Mas mesmo assim existe um senso comum e básico do que é uma pessoa bem vestida ou não, levando em conta alguns quesitos. Quem dera fosse tão simples ser vista como uma pessoa que se veste bem, mas isso não significa que é impossível!
 
É como sempre digo: um guarda roupa cheio não é garantia de bons looks. Você precisa ter noções de muitos detalhes técnicos que um consultor de imagem pode apresentar pra você. Mas acho que já vou te ajudar bastante.

Conheça seu estilo

Antes de qualquer coisa saiba quais são as roupas que você mais gosta. Conheça os estilos pessoais existentes e identifique quais combinam mais com seu gosto e estilo de vida. Isso mesmo! Acredito que somos múltiplas, logo, raramente uma pessoa possui um único estilo. Somos um mix que gera um ser completamente ímpar e com uma identidade própria. Seu estilo reflete seus gostos, suas experiências, suas escolhas.
Captura de Tela 2018-07-03 às 15.06.12

Conheça seu corpo

Dê uma boa olhada no espelho e identifique o que você mais gosta, para valorizar, e o que gostaria de disfarçar. Não adianta usar peças só porque estão na moda. Use apenas o que faz você se sentir bem e que valorize o seu tipo físico. Nem tudo fica bem em todo mundo, somos múltiplas, mas também somos únicas.
Captura de Tela 2018-07-03 às 15.06.33
Triângulo ou pêra: Quadril mais avantajado em relação ao ombro e cintura fina.
 
Use golas volumosas e cheias de detalhe; mangas de ombros caídos; detalhes no ombro; colares e brincos que chamem atenção para a parte superior; saias e calças secas de cores escuras e corte reto (não muito justa);
 
Parte superior da roupa de cor clara, colorida ou estampada e parte de baixo escura; Sapatos de bico no ajudam a alongar a silhueta. Fuja de calça cigarrete ou strech; muito detalhe na altura dos quadris; blusas ou vestidos de alça na; saias e vestidos rodados tipo godê.
 
Procure sempre dar volume aos ombros e suavizar os quadris. Atrair o olhar para a parte de cima e evitar peças volumosas na parte de baixo.
Triângulo invertido: Ombro mais largo que o quadril.Captura de Tela 2018-07-03 às 15.06.40
Abuse de saia evasê rodada ou reta em cores chamativas; camisas sem golas exageradas; pantalonas, de boca larga e saruel, bem como saias evasês drapeadas para ampliar a parte de baixo do corpo.
 
Evite blusas de tecido volumoso com muitos detalhes; blusas ou jaquetas curtas; calças justas de boca afunilada; ombreiras. Mangas de ombros caídos; mangas bufantes; saias e vestidos justos e afunilados; blusas de decote canoa, frente única e tomara- que-caia.
 
Busque sempre diminuir os ombros e adicionar curvas aos quadris.
Captura de Tela 2018-07-03 às 15.06.50Retângulo: Mesma proporção de ombro e quadril com a cintura reta, poucas curvas.
 
Escolha mais looks com 3 cores – uma na blusa, outra no cinto e outra na saia ou calça – chamam atenção para cada parte do corpo. Nesse caso, prefira a cor mais escura na cintura para afinar em relação ao restante do corpo; blusas com volume na parte de cima e cintura marcada ou com um cinto por cima ajudam a balancear a silhueta; calças de alfaiataria; saias na altura do joelho afinam a cintura; sapatos de bicos quadrados e arredondados.
 
Evite camisas largas; retas; curtas ou compridas; golas altas; casacos de corte reto; jaquetas curtas; vestido de corte reto.
Captura de Tela 2018-07-03 às 15.06.57Oval: Silhueta com formas arredondadas, volume nos quadris cintura e busto.
 
Prefira cardigãs e casacos abaixo do quadril de corte e caimento reto; vestido transpassado, tubinho e chemisier; listras verticais; mangas 3/4 mais largas; saia reta ou ligeiramente evasê.
 
Fuja de calça de cintura baixa e com muitos detalhes; calça de boca larga; roupas claras com brilho; calça com prega; calça muito justa; gola rolê, ou echarpes muito justas no pescoço; blusas muito largas; listras horizontais; jaqueta curta; roupas muito justas; saia rodada; babados; blusa por dentro da calça.
 
O objetivo é sempre criar cintura e afinar a silhueta.
Captura de Tela 2018-07-03 às 15.07.07
Ampulheta: Ombro e quadril na mesma proporção, cintura fina.
 
Prefira calças com corte reto e cintura média ou alta; vestidos tipo envelope transpassado ou justo e levemente acinturado; saias fluidas evasê.
 
Evite roupas com muito volume ou que esconda as formas, linhas horizontais, vestidos largos de corte reto ou vestidos muito justos. Basta valorizar as curvas naturais.

Faça uma limpa no closet!

Um armário lotado atrapalha sua visão e sua criatividade na hora de compor um visual, por isso aquela sensação de “não tenho roupa”. Resultado: acabamos repetindo as mesmas composições sempre.
 
Liga o som com uma música boa, em uma tarde que você tem bastante tempo livre, abra as portas do armário e comece a provar absolutamente tudo. Seja prática, não emocional. Ficou na dúvida se a peça deve permanecer no seu closet? Então faça essas três perguntas:
 
• A peça reflete a imagem da mulher que quero passar?
• Combina com outros itens do meu guarda roupas?
• Fica bem no meu corpo hoje?
 
Se a resposta for sim para todas as perguntas, mantenha a peça, se não, desapega!

Compras com planejamento

• Antes de sair correndo para o shopping no dia de liquidação faça uma lista com o que você realmente precisa substituir por uma peça nova básica ou novidade da estação.
 
• Prove tudo que você tiver interesse em comprar. O caimento das peças é crucial para você não errar nas composições.
 
• Fuja de peças largas ou pequenas demais, vista o seu número e pronto!
 
• Em dias de compras vá com roupas confortáveis, fáceis de tirar e colocar, sapatos flats e bolsa leve. Conforto na hora das compras é essencial.
 
• Antes de fechar a conta avalie cada item, pense nas roupas que você tem em casa, com o que vai combinar, qual sapato e acessórios.
 
Essas dicas são simples e essenciais para montar um closet versátil!
assinatura zu