SAÚDE

Dores nas costas? Livre-se delas!

Conheça os tratamentos oferecidos pelo Studio da Coluna e livre-se, de uma vez por todas, desse incômodo.

O que você sente é dor muscular ou dor nas costas/coluna?

A maior parte das pessoas não vê diferença entre ambas, mas elas existem. A dor muscular, geralmente, acontece por conta de algum fator, como tensões ou lesões. Essas podem ser responsáveis pelo início da dor nas costas/coluna e acontecem por conta de trabalhos repetitivos, má postura ou esforço físico muito intenso.Já a dor na coluna está relacionada a problemas ósseos (alterações degenerativas nas articulações), tais como: escorregamento de vértebras, desvios de coluna, hérnia de disco, artrose, entre outras doenças. Os sintomas costumam ser bem mais fortes, podendo causar irradiação da dor para outras partes do corpo, como pernas e braços. Em alguns casos, a dor na coluna pode ser considerada incapacitante, reduzindo drasticamente a qualidade de vida do indivíduo.

Fatores de risco: fique atento!

Costuma praticar exercícios com regularidade? Se alimenta bem? Dorme bem? Algumas atitudes como essas podem evitar as dores na coluna. Então, fique atento aos principais fatores de risco: sedentarismo, a má qualidade do sono, má postura e tabagismo. Outro fator que tem acometido mais e mais pessoas é o “overtraining”, conhecido também como Síndrome do Sobretreinamento. Ele acontece quando a atividade é feita de forma incorreta ou vira exagero, não respeitando as pausas, tempo de descanso ou carga de peso limite. Com isso, a coluna e as articulações são as primeiras a sofrer.

Estou com dor! E agora?

O primeiro passo é buscar a ajuda de um profissional. Mas calma! Nem sempre o tratamento precisa ser cirúrgico. A fisioterapia e as técnicas de terapia manual são bastante eficazes, nada invasivas e podem aliviar as dores já nas primeiras sessões. Dr. Guilherme Certório e Dr. Jair Barbosa, fisioterapeutas e responsáveis pelo Studio da Coluna, garantem: “A primeira correção postural já pode amenizar a dor em casos mais brandos, quando se trata apenas de dor muscular. Porém, em casos mais agudos, são necessárias mais sessões para que se sintam os primeiros benefícios”.

O passo a passo do tratamento:

  1. No Studio da Coluna, o primeiro passo é uma avaliação detalhada, que inclui uma sessão de tratamento. “Antes de tudo, é preciso que se faça uma análise minuciosa para saber a real causa da dor. Já na avaliação, são feitos diversos testes de flexão, extensão, análise postural e outros movimentos com o intuito de verificar qual método terapêutico se adéqua melhor àquele paciente”, explica Dr. Guilherme.
  2. O tratamento pode ter de 10 a 24 sessões, variando de acordo com a necessidade de cada um. “Quando o paciente chega com uma dor crônica, moderada, sugerimos 2 sessões de correção por semana. Já em casos agudos, em que o paciente está sentindo muita dor, o ideal é que a correção seja feita 3 vezes por semana, por até 3 meses”.
  3. O principal método terapêutico para alívio de dores se dá na maca de flexo descompressão – ou maca de tração. Com ela, o fisioterapeuta descomprime as vértebras e trabalha a mobilidade do paciente, principalmente nos casos em que ele não esteja conseguindo fazer os movimentos sozinho.
  4. Depois da descompressão e alívio inicial da dor, são inseridas outras terapias manuais como a quiropraxia (ou ajuste postural), osteopatia (mobilização e manipulação articular) e outras. No Studio, o método é aplicado de forma individual, personalizada e especializada, ou seja, um fisioterapeuta por paciente e exercícios pensados de acordo com o seu acometimento.
  5. As sessões seguem com a mobilização ativa e passiva. Inicialmente, o fisioterapeuta faz os movimentos de ajuste (passiva). Assim que o paciente começa a ter segurança nos movimentos, ele é instruído e passa a fazê-los sozinho (ativa).
  6. O próximo passo é a estabilização vertebral: ativação de grupos musculares que fortalecem a coluna.
  7. Por fim, exercícios específicos para erradicar a dor e fortalecer a musculatura. Dentre eles, o Pilates. Ele aumenta a flexibilidade, tonifica os músculos, corrige a postura, aumenta a resistência física, trabalha a concentração, melhora a coordenação motora e vários outros benefícios.
WhatsApp Image 2018-08-02 at 11.24.40
Dr. Jair em atendimento na maca de flexo descompressão

Conheça a clínica:

O Studio da Coluna promove um tratamento biopsicossocial: trata o paciente como um todo, acolhendo-o, ouvido suas necessidades e cuidando da sua saúde tanto física quanto mental. Seu espaço também agrega tudo o que o paciente precisa em um só lugar: aparelhos específicos, fisioterapeutas especializados, Studio de Pilates. Um ambiente pensado em detalhes para que nosso paciente se sinta em casa.

Studio da Coluna - 1200x628

assinatura-post-studiodacoluna