SAÚDE

Acabe com as suas dores com a Hidroterapia

Entenda o método oferecido pela Clínica Topfísio e suas inúmeras vantagens do tratamento 

O que é?

A hidroterapia – ou fisioterapia aquática – é um recurso muito utilizado para o tratamento e a reabilitação de diversos acometimentos, como doenças neurológicas, reumatológicas e ortopédicas. Ela tem sua eficácia comprovada clinicamente e explora as diferentes propriedades da água, que são transformadas em benefícios terapêuticos e proporcionam mais qualidade de vida, mobilidade e saúde aos pacientes.

foto hidro

Como é feita?

A Topfísio utiliza os recursos de uma piscina terapêutica coberta e salinizada, adaptadas para cadeirantes e preparadas especificamente para o tratamento com medidas, profundidade e temperatura corretas, além do acompanhamento de um profissional especializado na técnica: um fisioterapeuta. Na clínica, as sessões podem ser feitas em dupla ou individualmente, duas ou três vezes por semana, de acordo com a necessidade de cada paciente.

DSC_3932
Piscina da Topfisio

Quais são suas vantagens?

Inúmeras! A água aquecida da piscina:

– tem alto poder de relaxamento;
– melhora a circulação sanguínea e a linfática;
– aumenta a sensação de bem-estar;
– diminui o estresse e a ansiedade;
– inibe a dor, diminuindo os espasmos;
– melhora a postura e o equilíbrio;
– aumenta a resistência e força musculares, principalmente nos casos de músculos
fracos e paralisias;
– beneficia a função cardiorrespiratória.

DSC_3937
Piscina salinizada com acesso para cadeirantes

Para que casos ela é indicada?

A hidroterapia é indicada para pacientes que possuem dores crônicas, fraqueza muscular, paralisias, déficit de equilíbrio, disfunção na marcha e também para os pacientes que, por algum motivo, não possam realizar a fisioterapia convencional (no solo). Conheça as principais indicações:

– Ortopédicas e musculoesqueléticas:

A terapia aquática é bastante indicada para disfunções desse tipo, principalmente para aqueles pacientes que possuem algum tipo de restrição para sustentação de peso. Além disso, o tratamento tem baixíssimo impacto, diminuindo o risco de causar lesões em pacientes com doenças articulares ou degenerativas, como casos de tendinite, fraturas, entorses, osteoporose, artrite reumatóide, hérnia de disco e outros.

– Neurológicas:

A grande maioria dos pacientes com desordens neurológicas conseguem ótimos resultados com a hidroterapia. No caso dos pacientes vitimados por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a temperatura da água relaxa a musculatura e alivia tensões e dores, reduzindo o tônus muscular. É possível ainda reabilitar alguns movimentos, capacitando o paciente para as atividades funcionais do dia a dia. Também são comprovados inúmeros benefícios a pacientes com doença de Parkinson, esclerose múltipla, doenças neuromusculares e outras.

– Idosos:

A hidroterapia é um ótimo recurso para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Com ela, é possível aumentar consideravelmente a força e o alongamento muscular e ainda trabalhar o equilíbrio e a marcha para a prevenção de quedas – acidentes extremamente comuns com o avanço da idade.

image003“Esbanje Saúde”!

Presente há mais de 18 anos em Niterói, a Topfísio é referência em tratamentos como a hidroterapia, fisioterapia ambulatorial, acupuntura, pilates e diversos outros. Viviane Decat e Mary Jane Decat, responsáveis pela clínica, também são as idealizadoras de um projeto inovador: o “Esbanje Saúde”. Neste projeto, os pacientes da Topfísio recebem acompanhamento nutricional gratuito, com um plano alimentar elaborado de acordo com as necessidades de cada um, proporcionando ainda mais saúde e bem-estar.

assinatura-post-topfisio

Topfisio-1200x900 (1)