PETS

Tosse e Gripe Canina: frio em excesso pode fazer mal ao seu pet

O Dr. Sérgio Ibrahim Miranda, da clínica Vet SLIM, explica como identificar se seu bicho de estimação está sofrendo com as variações de temperatura

Perigos do inverno

Assim como nós, humanos, os animais domésticos também sentem as mudanças no clima. No inverno, se engana quem pensa que só os pelos já são suficientes para protegê-los. A falta de cuidados especiais com os cães pode facilitar o contágio de doenças típicas da estação como, por exemplo, a Tosse dos Canis e a Gripe Canina.

O médico veterinário Dr. Sérgio Ibrahim fala sobre os sintomas: “A tosse dos Canis começa, geralmente, com uma tosse simples e garganta inflamada que requer atenção. Se não tratada, pode evoluir para um quadro de pneumonia. Já os sintomas da gripe canina se assemelham muito aos da gripe nos humanos: febre, tosse persistente, coriza e espirros”.

sick ill dogTosse dos Canis

Também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina ou traqueíte, a tosse dos canis é uma das doenças mais comuns entre os cachorros. Altamente contagiosa, é mais comum no inverno, já que o frio é um ambiente propício para o transporte do vírus ou bactéria. Além disso, o sistema imunológico dos animais acaba diminuindo com a baixa temperatura. Ela afeta diretamente o sistema respiratório, causando uma infecção que pode ser mais ou menos grave.

O primeiro passo para o tratamento é entrar em contato com o veterinário, que irá te auxiliar em qual a menor maneira a agir. Dentre as ações, temos: isolamento do animal por 7 dias, ingestão de muito líquido e medicamentos.

Gripe Canina

Da mesma forma que nós humanos, nossos cães também podem ficar doentes devido à gripe. A canina é uma doença respiratória contagiosa, causada por um tipo de vírus específico (H3N8), que causa a doença em cães. Seres humanos não pegam gripe dos cães, porém um cão pode passar pra outro. Não existe um tratamento específico, mas alguns cuidados podem ajudar: ingestão de fluidos para evitar desidratação, boa alimentação e medicamentos, caso o veterinário julgue necessário.

4 Medidas Preventivas

Algumas medidas preventivas podem evitar que seu pet fique doente.

  • Mantenha as vacinas em dia, inclusive a que impede o contágio pela Tosse dos Canis.
  • Diminua o banho e tosa em dias muito frios, evitando problemas respiratórios.
  • Leve-o para passear nos horários mais quentes do dia, entre às 10h e 16h.
  • Use roupinhas para deixá-los aquecidos.

Vet-Slim-1200x628

vetslim-assinatura-post