COMPORTAMENTO LIFE & STYLE

Sua ansiedade é comum ou patológica?

Não seja paralisado por esse sentimento! Quando a ansiedade passa do ponto, é preciso procurar ajuda. A psicoterapeuta Thaísa Kohler fala sobre os principais sintomas e tratamentos

Imagine que você tenha uma prova, uma entrevista de trabalho ou esteja esperando por uma ligação importante. Poucos minutos antes, começam as ofegante, as pernas bambeiam, o estômago embrulha e o suor frio não cessa. A ansiedade te domina por completo. Esse sentimento é natural entre nós humanos, e necessário às vezes para garantir a nossa sobrevivência. Mas e quando ele ultrapassa os limites do saudável? Essa é a hora de procurar ajuda.

À FLOR DA PELE

Thaísa Kohler é psicoterapeuta e explica que há diferenças entre um simples episódio de inquietação e seu quadro mais grave, o chamado Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG):

“Primeiro, as preocupações associadas ao transtorno de ansiedade são excessivas e interferem de forma significativa no funcionamento psicossocial, enquanto as preocupações da vida diária não são excessivas e são percebidas como mais manejáveis”.

No TAG, a ansiedade é intensa, extremamente angustiante e dura por mais tempo do que simples preocupações diárias.

ANSIOSO, EU?!

E quais são os sintomas do TAG? Principalmente ansiedade e preocupações excessivas relacionadas ao futuro, ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses. O indivíduo considera difícil controlar a preocupação e começa a apresentar algumas características sensações de branco na mente, irritabilidade, tensão, dor muscular e perturbação do sono. É comum também sintomas como tremores, náusea e até diarréia.

VIVA LEVE

A psicoterapia é uma forma de sair dessa situação.

“O primeiro passo é alertar o paciente sobre o que é TAG e ensiná-lo lidar com seus sentimentos, manejar suas experiências internas e mostrar que a intolerância a incerteza é uma das causas agravantes da ansiedade”

explica Thaísa. Na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), o paciente aprende a resolver seus problemas de forma saudável, sem antecipar os acontecimentos e sofrer com isso. É possível levar uma vida mais tranquila.

APRENDENDO SEMPRE

Thaísa Kohler está sempre aprimorando seus conhecimentos. É especialista em terapia cognitiva comportamental, possui tratamento para ansiedade realizado no Beck Institute na Filadélfia e diploma de Primary Certificate in REBT & CBT Theory and Techniques pelo Albert Ellis Institute, de Nova Iorque.

 

Captura de Tela 2018-10-19 às 18.26.20